Coenzima Q10: Para que serve?
A Coenzima Q10 auxilia em diferentes finalidades dentro do organismo, sendo que sua principal ação se dá dentro das mitocôndrias, ao contribuir para a produção de energia necessária para as células funcionarem adequadamente.
Isso acontece porque a Coenzima Q10 participa diretamente da produção de ATP, a forma como as células, tecidos e órgãos garantem seu combustível para exercerem suas funções.
Desta forma, níveis adequados dessa substância ajudam a manter equilíbrio das funções celulares, contribui para a melhora da disposição, do desempenho físico e mental, auxiliar no combate à fadiga muscular, entre outros benefícios.
Além disso, a Coenzima Q10 também é um potente antioxidante, que atua neutralizando os radicais livres, moléculas extremamente reativas que provocam danos celulares e diversos prejuízos à saúde, como lesões, envelhecimento precoce, inflamação, além de aumentar o risco de desenvolver várias doenças.
A Coenzima Q10 tem sido alvo de vários estudos para investigar os seus efeitos benéficos, estando indicado para tratamento de distúrbios associados ao estresse oxidativo e aumentar a atividade de enzimas antioxidantes.
Além de seu papel na produção de energia e no combate aos radicais livres, ela tem se mostrado essencial para o funcionamento cardíaco, cerebral e muscular.
Benefícios Coenzima Q10
- Auxilia na melhora de desempenho físico;
- Participa como estratégia contra lesão muscular;
- Aumenta a disposição;
- Atua como coadjuvante para sintomas da fibromialgia;
- Ajuda a preservar a integridade das células do corpo;
- Potencializa as defesas antioxidantes;
- Reduz os danos dos radicais livres;
- Tem função no sistema imunológico;
- Ajuda a regenerar a vitamina C e a vitamina E
- Melhora a qualidade de vida
- Aumenta os níveis de coenzima q10 do organismo
A Coenzima Q10 é uma substância essencial para a saúde de diferentes tecidos e órgãos do organismo.
Por causa de seu efeito antioxidante, a coenzima Q10 ajuda a diminuir a ação dos radicais livres, sendo esses substancias que danificam as células de diversos órgãos.
Segundo estudo, a suplementação de coenzima Q10 teve efeitos benéficos nos marcadores de estresse oxidativo.
Em outro estudo, a ingestão diária de Coenzima Q10 pode ajudar a retardar o processo degenerativo e aumentar a atividade da enzima antioxidante em pacientes com esclerose múltipla.
Por atuar na síntese de ATP, a suplementação com a Coenzima Q10 também pode contribuir na melhora da disposição e performance esportiva.
Sua ação nos músculos mostraram que a Coenzima Q10 pode ajudar a reduzir a lesão muscular induzida por exercícios físicos em atletas.
Quando aliada a uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física, a coenzima Q10 pode, inclusive, auxiliar no processo de perda de peso. |