Benefícios | Benefícios do Óleo De Coco
- Contribui com o sistema imunológico;
- Possui vitaminas lipossolúveis;
- Participa da modulação do colesterol HDL e LDL;
- Pode auxiliar nos processos antiinflamatórios;
- Considerado antibactericida, antifúngica e antiviral em estudos experimentais;
- Pela quantidade de gordura insaturada ajuda a retardar o esvaziamento gástrico;
- Aumenta saciedade;
- Fornece energia rápida;
- Ótimo alimento pré-treino.
Óleo de coco para que serve?
O óleo de coco é composto basicamente de triglicérides de cadeia média, a chamada gordura "boa". Estas gorduras são facilmente digeridas e transportadas diretamente do intestino para o fígado para serem usadas como fonte de energia. Sendo assim, não se acumulam em forma de gordura no organismo.
O ácido láurico presente na composição do óleo de coco possui ação termogênica, podendo agir de forma a contribuir um processo de emagrecimento, como um tratamento coadjuvante. Dentre outras propriedades, o óleo de coco quando ingerido não produz um pico de insulina na corrente sanguínea e ainda aumenta a sensação de saciedade.
O óleo de coco contém ácido láurico na sua composição. Em estudos experimentais foi verificado que, quando ingerido, em contato com o pH ácido do estômago, transforma-se em monolaurina, um monoglicérido capaz de destruir vírus, bactérias, fungos e parasitas.
Além disso, o óleo de coco tem algumas participações como antioxidante, melhorando a resposta frente aos radicais livres.
Em alguns estudos o óleo de coco pode mudar a relação de LDL:HDL. Mas ainda faltam estudos clínicos para falar minuciosamente sobre essa função do óleo de coco.
O óleo de coco ainda atua como modulador do sistema imunológico, ou seja, auxilia no sistema imune, podendo aumentar e controlar as respostas imunológicas.
Além disso o óleo de coco ajuda a melhorar a absorção de vitaminas lipossolúveis, como vitamina A, D, E e K, bem como de vitaminas do complexo B.
Óleo de coco emagrece mesmo?
O Óleo de Coco ganhou fama na mídia por auxiliar na perda de peso, mas será que seu consumo emagrece mesmo? Para comprovar esse efeito diversos estudos foram feitos.
Arunima S.; Rajamohan T; analisaram o efeito do Óleo de Coco Extra Virgem sobre os níveis de lipídios e da regulação do metabolismo dos lipídios em comparação com o óleo de copra, o óleo de oliva, e óleo de girassol.
Para isso, utilizaram ratos machos, os quais foram alimentados com óleos diferentes ao nível de 8% durante 45 dias juntamente com dieta sintética.
Como resultado, observou-se que a alimentação do óleo de coco virgem reduziu significativamente (P <0,05) nos níveis de colesterol total, de LDL + VLDL, apo B e triglicerídeos no soro e nos tecidos quando em comparação com ratos alimentados com os outros óleos.
No grupo alimentado com óleo de coco também o HDL-colesterol, chamado de "bom colesterol" e Apo A1 foram significativamente mais elevados do que outros grupos.
Além da melhora do colesterol, o óleo de coco extra virgem também aumentou significativamente (P <0,05) as atividades de lipoproteína lipase, lecitina colesterol acil transferase formação e melhorada de ácidos biliares. O que demonstra o efeito do óleo de coco extra virgem, a síntese e degradação de lipídios.
Os efeitos do óleo de coco na redução de gordura corporal foram demostrados em um ensaio clínico realizado por Assunção et al. em 2009.
Nele, mulheres saudáveis com circunferência abdominal >88cm, considerada acima do ideal, foram suplementadas com 30 ml de óleo de coco por dia, por 12 semanas.
No final desse período observou-se uma redução do IMC e da circunferência abdominal. |
---|